Evento destacou a importância de discutir e praticar ações de desenvolvimento sustentáveis
Apresentação dos estudantes - EE Messias Antônio Guimarães / Divulgação
No dia 23 de agosto, a Escola Estadual Messias Antônio Guimarães foi palco de um importante evento acadêmico, o congresso escolar Construindo um Futuro: Desenvolvendo Competências para o Desenvolvimento Econômico Sustentável. A iniciativa envolveu alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio, que apresentaram projetos desenvolvidos ao longo de semanas de pesquisa e trabalho colaborativo, focados nos dez eixos do desenvolvimento econômico e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
O projeto foi coordenado pelo professor Pedro Paulo Rodrigues e pela professora Ana Júlia da Silva Lopes. Eles desenvolveram o projeto dentro dos conteúdos dos itinerários formativos, como Matemática e Visão de Finanças, Matemática para Economia e Trabalho, Núcleo de Inovação Matemática, Desenvolvimento Econômico, Humanidades e Ciências Sociais e Humanidades para Economia e Trabalho. Esses itinerários foram trabalhados de forma multidisciplinar, integrando os conteúdos de sociologia, filosofia e demais disciplinas, como química, física e biologia.
A abordagem interdisciplinar foi um dos grandes diferenciais do projeto. Professores de diversas áreas contribuíram para que os alunos pudessem conectar os conhecimentos teóricos de várias disciplinas com os desafios do desenvolvimento econômico sustentável. Além disso, os conteúdos de outros itinerários formativos, como Projeto de Vida, Tecnologia e Inovação, Globalização, Tecnologia e Trabalho e Desenvolvimento Econômico, foram incorporados ao processo, ampliando o horizonte de aprendizado dos estudantes.
As coordenadoras do ensino médio, Flávia Graziele Franco e Priscilla Vieira Maciel, deram total apoio e incentivo ao projeto, ressaltando a importância de uma educação que prepare os jovens para os desafios do futuro. A gestão e o setor pedagógico da escola também abraçaram a iniciativa, garantindo os recursos e a estrutura necessários para a realização do congresso.
O impacto do projeto
Durante o congresso, os estudantes foram divididos em grupos que abordaram temas variados, desde educação e capacitação até infraestrutura, inovação, e sustentabilidade ambiental. Cada grupo teve a missão de criar um protótipo ou maquete com materiais recicláveis que representasse suas propostas para o desenvolvimento sustentável.
“Foi uma experiência incrível ver como os alunos se engajaram e apresentaram soluções criativas para questões tão relevantes. Eles realmente demonstraram um entendimento profundo dos desafios que o mundo enfrenta atualmente,” comentou o professor Pedro Paulo Rodrigues, coordenador do projeto.
As apresentações foram avaliadas por um júri composto por professores e convidados, que levaram em consideração critérios como inovação, clareza de apresentação e viabilidade das propostas.
Processo de construção
Para chegar ao resultado final, os alunos passaram por várias etapas, desde a pesquisa teórica até a construção de seus protótipos. O processo incluiu consultas com professores, ensaios de apresentação e revisões constantes dos projetos. "Foi um trabalho em equipe que exigiu muita dedicação de todos os envolvidos. Mesmo aqueles que não apresentaram no dia participaram ativamente do desenvolvimento dos projetos," afirmou um dos estudantes.
Protótipos e maquetes, criados pelos estudantes, com materiais recicláveis
EE Messias Antônio Guimarães / Divulgação
Os grupos das turmas do 2º ano 3 e do 3º ano 5 focaram em dois eixos do desenvolvimento econômico cada, enquanto as turmas do 2º ano 4 e do 3º ano 4 concentraram-se nos ODS. Essa divisão permitiu uma cobertura abrangente dos temas, promovendo uma discussão rica e diversificada durante o congresso.
Resultados e reflexões
Ao final do evento, os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre o processo de aprendizado. Muitos destacaram o quanto o projeto ajudou a ampliar suas visões sobre o papel da educação no enfrentamento dos desafios do século XXI. "Foi um projeto desafiador, mas extremamente gratificante. Aprendemos a trabalhar em equipe, a pesquisar e a pensar em soluções práticas," disse uma aluna participante.
O congresso Construindo um Futuro foi um marco para a Escola Estadual Messias Antônio Guimarães, reafirmando o compromisso da instituição em formar cidadãos conscientes e preparados para contribuir de forma significativa para o desenvolvimento sustentável. A iniciativa deixou um legado importante e abriu portas para novas formas de integrar a teoria e a prática na educação básica.
Equipe gestora, jurados, coordenadores e desenvolvedores do projeto
EE Messias Antônio Guimarães / Divulgação
Por:
Isabella Cristina de Menezes Almeida - EEB
EE MESSIAS ANTÔNIO GUIMARÃES