Mais da metade dos medalhista de ouro de Minas Gerais estudam na rede estadual de ensino

 

SEE/MG - Divulgação
SEE/MG - Divulgação

 

A habilidade com a matemática rendeu bons frutos para os 50 estudantes mineiros premiados durante a cerimônia da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Desse grupo, 26 estudantes fazem parte da rede estadual pública de ensino. O evento aconteceu nesta semana, na cidade do Rio de Janeiro, com a finalidade de reconhecer os medalhistas de ouro da edição de 2023 da competição.

A 18ª edição da competição contou com mais de 18,3 milhões de participantes, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de 55,3 mil escolas públicas e privadas em 99,8% dos municípios brasileiros. Foram premiados 650 estudantes, sendo 50 de Minas Gerais e 26 da rede pública estadual.

Durante os dois dias de evento os estudantes participaram da feira, de palestras e formações voltadas para ciências exatas e tecnologia. A cerimônia foi transmitida ao vivo e pode ser assistida pelo link.

 

Desempenho da rede estadual

A premiação é um momento esperado com ansiedade pelos estudantes que se destacam na competição. João Felipe Soares Ferreira, aluno da Escola Estadual Tomé Portes Del Rei, em São João del Rei, é um dos medalhistas de ouro, ocupando a 11ª posição no estado.

“João é uma criança autista, apaixonado por matemática e informática, com um futuro promissor pela frente. Apesar de sua timidez, ele está vivenciando momentos incríveis, que certamente serão um estímulo, ampliando seus horizontes e fortalecendo sua confiança”, afirma orgulhosa Jeane Zoqbi, professora do estudante.

Minas Gerais ficou ainda em posições de destaque no país. João Marcos, de 11 anos, da Escola Estadual José Ricardo Neiva, em Ferruginha, é o 10º lugar nacional da competição. “Percebi que meu esforço, preparação e estudo fizeram a diferença. Estou muito feliz em ter ficado entre os 10 melhores do Brasil. Espero que em 2024 e nas próximas edições eu consiga mais medalhas”, diz o estudante que sonha cursar medicina.

Além da medalha, os premiados na categoria ouro recebem materiais do Programa de Iniciação Científica (PIC) e uma bolsa de estudos mensal por um ano. Minas Gerais acumulou, nesta 18ª edição, 131 medalhas de prata, 416 de bronze e mais de 4.800 menções honrosas. A lista completa dos premiados pode ser conferida no site oficial da Obmep.

 

Sobre a Obmep

Criada em 2005 pelo IMPA e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

A competição contribui para estimular o estudo da matemática e identificar jovens talentos da disciplina. Além de promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica.

 

Por: educacao.mg.gov.br

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino Sete Lagoas

Rua José Duarte de Paiva, nº 615

Bairro Santa Luzia - Sete Lagoas /MG

CEP: 35.700-059

Telefone: (31) 3027-0415