Iniciativa do Governo Federal busca captar percepções dos estudantes para fortalecer os anos finais do ensino fundamental

 

SEE/MG - Divulgação
SEE/MG - Divulgação

 

O prazo para que estudantes do 6º ao 9º ano da rede estadual de ensino respondam à pesquisa da “Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas” foi prorrogado até a próxima sexta-feira (31/5). Esta mobilização nacional busca promover escutas qualificadas com adolescentes dos anos finais do ensino fundamental, permitindo identificar suas percepções sobre a escola e sugerir melhorias para essa etapa educacional.

A Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas é uma iniciativa do Programa Escola das Adolescências, proposto pelo Governo Federal. Coordenada pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a ação busca conhecer as visões e anseios dos estudantes sobre o ambiente escolar e o aprendizado.

Durante a última semana, atividades de escuta foram realizadas nas turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das redes estaduais, distrital e municipais. Cada turma participou com pelo menos duas horas-aula dedicadas a rodas de conversa e outras dinâmicas interativas. Posteriormente, foi disponibilizado para os estudantes um formulário individual com 14 perguntas sobre dimensões como aprendizado, participação, clima escolar, convivência e inovação.

 

Importância e Resultados Esperados

A Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas é a primeira etapa de uma política nacional de fortalecimento dos anos finais do ensino fundamental. O Programa Escola das Adolescências será lançado logo após esta semana de escuta, utilizando os dados coletados para desenhar e implementar iniciativas de apoio técnico e financeiro. Essas ações incluirão governança dos anos finais, desenvolvimento profissional de educadores e orientações curriculares específicas.

Graças ao trabalho colaborativo de articuladores técnicos em todo o país, a marca de 1 milhão de estudantes ouvidos e mais de 10.000 escolas mobilizadas foi atingida. Este esforço conjunto é importante para a construção de políticas educacionais mais eficazes e alinhadas às necessidades dos adolescentes.

 

Envolvimento e Colaboração

A escuta dos estudantes foi mediada por professores, seguindo orientações detalhadas desenvolvidas por especialistas, educadores e redes de educação. Esta abordagem assegura que a voz dos adolescentes seja considerada na formulação de políticas educacionais que visem melhorar o ambiente escolar e a qualidade do ensino.

Para mais informações sobre o Programa Escola das Adolescências e para acessar o formulário, visite o site oficial do MEC: https://www.gov.br/mec/pt-br/areas-de-atuacao/eb/escola-das-adolescencias/formulario

 

Por: educacao.mg.gov.br

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino Sete Lagoas

Rua José Duarte de Paiva, nº 615

Bairro Santa Luzia - Sete Lagoas /MG

CEP: 35.700-059

Telefone: (31) 3027-0415