Iniciativa reforça compromisso com a educação de qualidade e superação de desafios pós-pandemia
Débora e Isabella (PRA); Aline (inspeção); Alessandra, Vânia, Alyne e Gisele (equipe gestora da EE Edite Furst)
Em uma iniciativa promissora para a educação, todas as 45 escolas estaduais da Superintendência Regional de Ensino de Sete Lagoas (SRE Sete Lagoas) aderiram integralmente à Primeira Entrada do Reforço Escolar. O programa, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), visa mitigar as lacunas de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática, principalmente após os desafios impostos pela pandemia.
A adesão completa das escolas foi facilitada pelo empenho das equipes gestoras, que mobilizaram as comunidades escolares para essa importante iniciativa. Sob o apoio da DIVEP/DIRE a Equipe do Plano de Recomposição das Aprendizagens - PRA articulou todas as ações oferecendo um atendimento dinâmico e personalizado junto às escolas. SEDINE, DIPE e Inspeção também se dedicaram significamente a essa iniciativa, colaborando para o sucesso de adesãp ao programa.
Sala de aula do Reforço Escolar - EE Edite Furst
O Reforço Escolar é uma ação de apoio pedagógico destinada a estudantes de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. A estratégia inclui nova enturmação, aulas no contraturno ou no 6º horário, e a utilização de metodologias diferenciadas e materiais específicos, conforme o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG). De acordo com o Documento Orientador do Reforço Escolar, o programa tem como objetivo central recuperar e recompor as lacunas de aprendizagem de estudantes com defasagem, garantindo que eles avancem em seus estudos e alcancem as habilidades previstas no CRMG.
As ações de reforço já estão em andamento, com o acompanhamento contínuo do progresso dos estudantes.
Juciara, Fabiana (PRA); Maria de Lourdes (professora) e estudantes da EE Doutor Olinto Sátyro Alvim
A SRE Sete Lagoas está realizando um acompanhamento rigoroso, utilizando dados de sistemas como SIMAVE e SIMADE, para ajustar e potencializar as estratégias de ensino. A responsabilidade compartilhada entre a equipe pedagógica da SRE, inspetores escolares e as próprias escolas contribuem para que as metas de aprendizagem sejam alcançadas de maneira colaborativa e eficaz.
Professora Lúcia e estudantes da EE Messias Antônio Guimarães
Essa adesão de 100% das escolas estaduais da SRE Sete Lagoas ao programa de Reforço Escolar representa um avanço significativo na busca por uma educação de qualidade, superando desafios e promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes.
Saiba mais sobre o PRA
Um novo capítulo no Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA)
Por: Joaquim Reis
Analista Educacional - DIVEP/DIRE