Seminário destaca importância da inclusão no ambiente escolar
No último dia 24 de abril, aconteceu no Colégio Prof.Roberto Herbster Gusmão - Fundação Zerrenner, o Seminário "Descomplicando o Autismo", um evento desenvolvido pela Superintendência Regional de Ensino de Sete Lagoas para promover a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e marcar o "Abril Azul", mês destinado a aumentar a visibilidade e compreensão do autismo.
A Divisão de Equipe Pedagógica (DIVEP), o Serviço de Apoio à Inclusão (SAI) e o Centro de Referência em Educação Especial Inclusiva (CREI) organizaram o seminário que foi uma oportunidade para educadores, profissionais da saúde e membros das Secretarias Municipais de Educação da região se reunirem e discutirem estratégias para promover um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor para os estudantes com TEA. O foco principal foi o cultivo do respeito, acessibilidade, empatia e, sobretudo, a inclusão.
Dentre os participantes e organizadores do evento, destacaram-se renomados profissionais da área, tais como a psiquiatra Maria Fernanda, a psicóloga Isabella Calazans, a neuropsicopedagoga Danyelle Castanheira, a terapeuta ocupacional Paula Borges (CEOPEE/SRE-UBERABA), a analista educacional Marianna Centeno (SAI/SRE-UBERABA) e as analistas educacionais da CEEI Maria Alice Melo e Márcia Resende.
Gestores, educadores e professores de toda a jurisdição da SRE/Sete Lagoas também marcaram presença, demonstrando o compromisso coletivo com a promoção de uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos, independente de suas características individuais.
Durante o seminário, foram abordados temas como estratégias de ensino adaptativas, o papel da família e da escola no processo de inclusão, as últimas pesquisas sobre o TEA e como promover ambientes escolares mais acessíveis e inclusivos.
O evento foi um passo significativo na direção de uma educação mais inclusiva e consciente das necessidades das pessoas com TEA. Ao destacar a importância do respeito, empatia e inclusão, o Seminário "Descomplicando o Autismo" da SRE Sete Lagoas contribuiu para a construção de uma comunidade escolar mais acolhedora e preparada para atender às necessidades de todos os seus alunos.
Por: Gleydes Fonseca
Especialista em Educação Básica - CREI Sete Lagoas