Resultados de análises identificam pontos de atenção

 Visita técnica, coleta e análise de amostras do Rio das Velhas, ETA, Córrego Diogo (Serra Santa Helena) e Lagoa Paulino. 20/11/2023 - Imagem: acervo da escola.

 

Um projeto de monitoramento participativo da qualidade da água de rios, lagoas e Estação de Tratamento de Água (ETA), da cidade de Sete Lagoas, Minas Gerais, foi realizado com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Doutor Arthur Bernardes. O projeto, chamado “Águas MAP”, é uma parceria entre a Agência Peixe Vivo, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH-Rio das Velhas) e o Projeto Manuelzão, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O projeto teve início em agosto de 2023 e contou com a participação de 40 estudantes do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Durante os cinco meses de duração do projeto, os discentes participaram de diversas atividades, incluindo:

  • Reuniões online com representantes da Agência Peixe Vivo, do CBH-Rio das Velhas e do Projeto Manuelzão para conhecer o projeto e seus objetivos;
  • Visitas técnicas a pontos de coleta de água na Lagoa Paulino, no Córrego Diogo e no Rio das Velhas;
  • Coletas mensais de água nos três pontos para análise física e química;
  • Interpretação dos resultados das análises;
  • Apresentação dos resultados para a comunidade escolar e convidados.

Com a coordenação das professoras Iraci Aparecida de Oliveira e Sandra Lara, e com o aval da equipe gestora, os alunos coletaram e analisaram amostras de água no laboratório de química da escola.

A apresentação dos resultados do projeto MAP-Águas foi realizada no dia 21 de novembro de 2023, na Escola Estadual Doutor Arthur Bernardes, em Sete Lagoas. O evento contou com a participação da comunidade escolar, da Coordenação do Subcomitê Bacia Rio das Velhas, da Polícia Militar Ambiental e da bióloga Katiene Santiago, da UFMG. Os alunos apresentaram os resultados das análises químicas da água, bem como fotos e poemas sobre os pontos de coleta. 

 

Resultados

A apresentação dos resultados foi um momento importante para a conscientização sobre a importância da conservação da água e do meio ambiente. Os resultados mostraram que a qualidade da água dos três pontos precisa ser analisada com mais cuidado, pois, diante das análises, mesmo para fins pedagógicos, trouxeram  reflexão e preocupação, necessitando uma análise mais detalhada e precisa.

 
Banner de aparesentação dos resultados - Acerto da escola

Clique para ver os resultados

A professora Iraci Aparecida de Oliveira, coordenadora do projeto, destacou a importância da participação dos alunos no projeto. "O projeto MAP-Águas é uma oportunidade para os alunos aprenderem sobre a importância da conservação da água e do meio ambiente além de desenvolveram habilidades importantes, como a pesquisa, a análise de dados e a comunicação", disse.

Além de contribuir para a melhoria da qualidade da água, o projeto MAP-Águas também promoveu a educação ambiental entre os alunos participantes. Os alunos aprenderam sobre a importância da água, sobre os fatores que influenciam a sua qualidade e sobre as ações que podem ser tomadas para protegê-la.

O projeto MAP-Águas é um exemplo de como o monitoramento participativo da qualidade da água pode ser uma ferramenta importante para a conservação dos recursos hídricos. O envolvimento da comunidade escolar é fundamental para a conscientização sobre a importância da água e para a mobilização em prol da sua conservação.

 

Por:

Joaquim Reis
Analista Educacional - DIVEP/DIRE

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

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