O treinamento online, realizado nesta quinta-feira(29/3), reuniu cerca de 2.300 pessoas ao vivo, pelo Canal Estúdio Educação no Youtube

SEE/MG - Divulgação
SEE/MG - Divulgação

 

 

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) promoveu nesta quinta-feira (29/2) uma live de capacitação sobre “Censo Escolar : Situação do Aluno 2023” para educadores da rede estadual, federal, municipal e privada de Minas.

Os temas apresentados foram: Como Declarar a Situação do Aluno 2023; Módulo Situação do Aluno; Encerramento do Ano Escolar e Relatórios Situação do Aluno. Cerca de 2300 pessoas participaram ao vivo do treinamento remoto.

Durante o encontro, o subsecretário de Articulação da SEE/MG, Gustavo Pedroso, ressaltou a importância do Regime de Colaboração com parceiros como a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime), Associação Mineira de Municípios (AMM) e o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinepe/MG), que fortalecem essa ação para que seja exitosa e chegue a todos os municípios mineiros.

“São três parceiros muito importantes para mobilização e repercussão dessa live para conseguirmos chegar às nossas escolas, municipais e privadas. Chegamos nesse período da coleta de informações de situação do aluno do Censo Escolar de 2023. Essas informações são muito importantes para calcularmos a taxa de movimento e rendimento dos estudantes que encerraram o ano letivo em 2023. Começamos o período do Censo Escolar em maio do ano passado e temos agora até o dia 11 de março para concluir e declarar todas as informações sobre os alunos” , explicou Gustavo Pedroso.

“É importante ressaltar que os dados cadastrais dos estudantes foram divulgados pelo Inep recentemente e agora precisamos finalizar esse momento da situação do aluno, para que esses dados possam ser divulgados pelo Inep no período adequado. Eles são importantes justamente porque vão fazer parte do cálculo do Ideb”, complementou.

Após a abertura, o evento foi conduzido pela coordenadora Estadual do Censo Escolar de Minas Gerais, Renata Hermsdorfs e analistas da rede, que apresentaram como funciona o sistema do Censo Escolar e o passo a passo para realizar a declaração dos dados no Sistema Educacenso.

 

Situação do aluno: movimento e rendimento

Entre os pontos pertinentes sobre o objetivo do encontro, os técnicos da SEE/MG explicaram como deve ser feita a coleta de dados no módulo situação do Aluno 2023, que traz informações importantes como movimento e rendimento do estudante. Nessa aba é possível informar, por exemplo, se o aluno foi aprovado ou reprovado, transferido de unidade, admitido na escola, mudança de modalidade na mesma unidade, entre outras informações que colaboram para a efetividade do Censo.

Quando não tiver informação de movimento e rendimento do aluno, na plataforma aparecerá a mensagem: aluno sem situação informada, o que impedirá o sistema fazer o encerramento do ano escolar. Por isso, a equipe da SEE reforçou ser primordial que cada unidade de ensino insira no sistema as informações corretas do estudante para não haver inconsistência na coleta.

 

Encerramento do ano escolar

A coordenadora estadual da iniciativa em Minas lembrou aos participantes sobre as datas que devem ser cumpridas por toda rede de ensino, federal, estadual, municipal e privada. O prazo final de encerramento do ano escolar no sistema do Censo Escolar é dia 11 de março, mas Minas espera que 90% das unidades concluam até o dia 7 de março, na próxima semana.

“Antes de realizar o encerramento, as escolas devem conferir os relatórios de acompanhamento para verificar se os dados foram declarados corretamente. Só após esta etapa devem fazer o encerramento do ano escolar no portal educacenso, no endereço: censobasico.inep.gov.br “, explicou Renata Hermsdorfs.

 

Cronograma de prazos

Na portaria do Censo Escolar 2023 (Portaria nº 578, de 30/12/2022 -Retificada pela Portaria nº 73 de 03/02/2023) há um cronograma dos prazos que as escolas de Minas Gerais e demais unidades da federação devem cumprir.

De 01 de fevereiro a 11 de março é o prazo considerado como período de coleta de dados; entre 1 e 15 de abril é o momento das escolas fazerem retificação. Ainda em abril, de 16/4 a 30/4 é o prazo para o Inep realizar as verificações. Em maio, no dia 10/5, serão disponibilizados os relatórios gestores finais. Nesta mesma data, o órgão publicará em seu portal os indicadores de rendimento escolar.

Encerramento da live

Ao final da live, os especialistas abriram para os participantes fazerem perguntas no Chat, a fim de esclarecer dúvidas das escolas. Além disso, foi aberta uma caixa de perguntas no Instagram do Censo Escolar de Minas Gerais para responder aos questionamentos da situação do aluno.

A live está disponível neste link, no Canal Estúdio Educação, da SEE/MG, no Youtube. Mais informações podem ser obtidas também pelo endereço do instagram:@censoescolarmg.

 

Por: educacao.mg.gov.br

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino Sete Lagoas

Rua José Duarte de Paiva, nº 615

Bairro Santa Luzia - Sete Lagoas /MG

CEP: 35.700-059

Telefone: (31) 3027-0415