O objetivo do material é servir como apoio pedagógico e auxiliar os professores da rede estadual de ensino no desenvolvimento de suas aulas

SEE/MG - Divulgação

Os educadores da rede estadual de ensino já podem acessar os Cadernos Mapa do primeiro bimestre de 2024 e a 37ª edição do Jornal Lupa. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) disponibilizou os materiais que têm a função de apoiar as atividades do professor em sala de aula no decorrer do processo educacional.

Os cadernos MAPA e as edições do jornal Lupa fazem parte do MAPA MG,  que é um conjunto de materiais  desenvolvidos pela Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE/MG. Dentre os materiais de apoio pedagógico que compõem o MAPA MG é possível listar: Currículo Referência de Minas Gerais, Plano de Curso, Cadernos Mapa, Jornal Lupa, Se Liga na Educação e o Plano de Aula do Professor.

Os Cadernos Mapa são materiais pedagógicos com sugestões de sequências didáticas das habilidades do Currículo Referência Minas Gerais (CRMG). Eles foram elaborados a partir das habilidades previstas para cada bimestre, conforme o plano de curso, e disponibilizados bimestralmente para todos os anos de escolaridade da Educação Básica.

Jornal Lupa

As edições do Jornal Lupa são complementos aos Cadernos Mapa, enfatizando o trabalho em diferentes gêneros e tipologias textuais. Esse material está disponível quinzenalmente e é composto por uma edição do Jornal e um Caderno de atividades. O caderno é elaborado a partir dos jornais disponibilizados, como forma de apoio e reforço às habilidades previstas no Plano de Curso, criado a partir do CRMG.

O jornal é uma excelente ferramenta para introduzir os alunos ao universo dos gêneros textuais. Por meio da leitura de notícias, reportagens, crônicas, entrevistas e outros formatos presentes no jornal, os estudantes podem ampliar suas habilidades de leitura e interpretação, além de desenvolver a capacidade de produzir textos em diferentes estilos. Ao utilizar o jornal como recurso didático, os professores podem explorar diversas atividades em sala de aula, tais como a análise de notícias, a produção de reportagens, debates e discussões, interpretação e criação de tirinhas e charges.

Novidades

Em 2024 o Jornal Lupa terá novidades, em abril será lançada uma versão especial do jornal chamada “Lupinha”, direcionada para o público mais jovem, especialmente os estudantes que estão no ciclo de alfabetização. Essa versão do periódico será publicada duas vezes por semana e apresentará textos que dialogam com a realidade e necessidades desse público específico.

O jornal “Lupinha” busca proporcionar uma experiência de leitura e aprendizado enriquecedora para os estudantes em fase de alfabetização. Os textos serão cuidadosamente elaborados para despertar o interesse, a curiosidade e a compreensão dos assuntos abordados. Já os Cadernos MAPA MG contam com uma versão para os professores e outra para os estudantes, aumentando assim a efetividade das ações de consolidação da aprendizagem.

Superintendência Regional de Ensino Sete Lagoas

Rua José Duarte de Paiva, nº 615