Escolha acontecerá entre os dias 19 a 27 de março.

SEE/MG - Divulgação

Escolas da Rede Estadual de Minas Gerais iniciam a eleição de representantes de turma, um marco no compromisso com a formação cívica dos estudantes. Entre 19 e 27 de março, a rede estadual promoverá o processo de escolha dos representantes.

Este esforço reflete o reconhecimento do papel vital dos jovens no tecido democrático da sociedade, oferecendo-lhes uma plataforma inicial para o exercício do voto e a prática do debate e da representatividade. A iniciativa, além de visar a inclusão e a participação ativa, busca resolver situações do cotidiano escolar, fortalecendo a gestão democrática escolar através da transparência e do diálogo.

A SEE/MG acompanha esse movimento com o lançamento de conselhos por turno em cada instituição, promovendo a diversidade de pensamento. Relatos indicam que os alunos veem os conselhos como ferramentas eficazes para inclusão e mediação de conflitos, reforçando o sentimento de pertencimento e engajamento com o ambiente escolar.

Paralelamente, o programa "Eleitor do Futuro", em colaboração com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, enfatiza a importância do voto consciente e da participação política entre os jovens, consolidando a experiência democrática desde a base educacional.

Para mais informações sobre essa iniciativa, visite o site da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

Por: Joaquim Reis