Escolas estaduais da SRE Sete Lagoas revitalizam suas bibliotecas escolares

A ação é uma resposta ao Projeto de Leitura e Escrita, que tem como um de seus objetivos a democratização do acesso à leitura e à escrita por meio da revitalização das bibliotecas escolares e/ou da criação dos cantinhos de leitura.

01/12/2025
-
2 min de leitura

De acordo com as Leis 12.244/2010 e 14.837/2024 , a biblioteca escolar é um equipamento cultural obrigatório e essencial para o desenvolvimento do processo de ensino, configurando-se como um espaço de estudo, encontro e lazer. Reconhecendo o potencial das bibliotecas nas escolas como ambientes propícios para ações de acesso a diversas manifestações literárias, históricas e artísticas, além de atividades que fortalecem as competências de leitura e escrita, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) lançou no final de 2024 o Projeto de Leitura e Escrita, com investimento de R$ 212 milhões destinados à modernização da infraestrutura física das bibliotecas e à ampliação dos respectivos acervos literários.

Quase um ano após o lançamento do Projeto, diversas escolas estaduais da SRE Sete Lagoas reinauguram, com orgulho, suas novas bibliotecas escolares. A seguir, apresentamos um pouco do trabalho realizado:

Escola Estadual Antônio Delphino do Santos

Escola Estadual Dr. Ulisses Vasconcelo

Escola Estadual Prefeito Zico Paiva

Escola Estadual Diogo de Castro

Escola Estadual Vítor Pinto

Escola Estadual Doutor Alonso Marques Ferreira

Escola Estadual Professor Francisco Tibúrcio

Escola Estadual Deputado Renato Azeredo

Escola Estadual Waldemar Pezzini

Escola Estadual Santos Azeredo