Estudantes exploram hidrografia, clima e cultura em jornada educacional por Poços de Caldas, Tiradentes e Rio de Janeiro

Estudantes da EE Prefeito Zico Paiva na Cachoeira Véu da Noiva - Poços de Caldas/MG - Acervo da escola

Os estudantes da E.E. Prefeito Zico Paiva, por meio do Prêmio Escola em Transformação 2023, vivenciaram momentos enriquecedores de socialização e aprendizado. Na cidade de Poços de Caldas - MG, no dia 20 de março, tiveram a oportunidade de explorar e compreender a hidrografia, o clima e o relevo da região. Acompanhados pelo diretor Denes Dutra Abreu e guias especializados, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental participaram de um tour educacional pela Fábrica de Sabonetes Medicinais e Fábrica de Vidros, referência da arte em vidro no Brasil.

Estudantes da EE Prefeito Zico Paiva em Tiradentes/MG - Acervo da escola

Em 25 de março, em Tiradentes, puderam mergulhar pessoalmente na rica cultura histórica da cidade, antes conhecida apenas por meio de livros, vídeos e fotos. Essa imersão proporcionou um acréscimo significativo de conhecimento e experiências para além dos muros escolares. Já no último dia 3 de abril, os alunos do Ensino Médio exploraram diversos pontos de interesse na cidade do Rio de Janeiro, incluindo a Academia Brasileira de Letras, a Catedral do Rio e a Lapa. No entanto, o que verdadeiramente maravilhou os estudantes foi a grandiosidade do Museu do Amanhã, que não apenas encantou seus olhos, mas também aguçou suas mentes com sua proposta inovadora e visionária.

Estudantes da EE Prefeito Zico Paiva no Museu do Amanhã - Rio de Janeiro/RJ - Acervo da escola

Essa jornada exemplifica a importância vital dessas iniciativas promovidas pelo Prêmio Escola em Transformação, que oportunizam aos jovens experiências concretas de aprendizado fora do ambiente escolar convencional. Além de agregar conhecimento, essas vivências despertam nos estudantes um interesse renovado pelo aprendizado e pela exploração do mundo ao seu redor. Ao investir na geração futura por meio de programas como este, vislumbramos um futuro promissor, onde a educação é a chave para a transformação e o Museu do Amanhã serve como um símbolo inspirador desse potencial. Que essas experiências continuem a alimentar a esperança e o entusiasmo dos jovens estudantes da E.E. Prefeito Zico Paiva, impulsionando um futuro brilhante e cheio de possibilidades.

Por: Denes Dutra Abreu - Diretor
EE PREFEITO ZICO PAIVA – Sete Lagoas/MG

Sobre o Prêmio Escola Transformação 2023

O Prêmio Escola Transformação tem o objetivo de reconhecer publicamente as práticas e experiências exitosas das escolas públicas estaduais com destaque nos resultados de participação, desempenho e fluxo escolar nos seguintes níveis do ensino regular: Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Participam do Prêmio Escola Transformação 2023 as escolas de ensino regular que possuam 10 (dez) ou mais estudantes matriculados no 5º ano do ensino fundamental, no 9º ano do ensino fundamental e/ou no 3º ano do ensino médio (tradicional e integrado), desconsideradas as turmas multisseriadas ou de correção de fluxo e as turmas de educação especial.

Não participam do Prêmio Escola Transformação 2023 as modalidades de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Profissional e as escolas exclusivas de Educação Especial.

O prêmio é dividido em 2 edições e concede até 813 (Oitocentos e treze) prêmios para as unidades escolares da rede estadual de ensino.

Saiba mais sobre o Prêmio Escola Transformação