Equipe do Plano de Recomposição das Aprendizagens se aprofunda em formação e planejamento para iniciar os trabalhos de campo com ainda mais entusiasmo

Imersão e Preparação

A Equipe do Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA) Ano 2, da Superintendência Regional de Ensino de Sete Lagoas (SRE Sete Lagoas) vivenciou um fevereiro repleto de atividades preparatórias, marcando o compasso para o início dos trabalhos de campo dos profissionais. Este período de intensa capacitação reflete o compromisso da equipe em abordar os desafios educacionais com estratégias atualizadas e eficazes, visando uma transformação significativa na trajetória de aprendizagem dos estudantes.

A agenda de fevereiro foi marcada por estudos detalhados das várias iniciativas, programas e projetos da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), como o Guia de Ações para Fortalecimento das Aprendizagens, Oficina Pedagógica no Centro de Referência em Educação Especial Inclusiva (CREI) de Sete Lagoas, além de documentos importantes como a Resolução SEE/MG nº 4948/2024, que delineiam o caminho para a prática pedagógica inclusiva e efetiva.

Em um movimento de imersão, a equipe dedicou-se ao estudo de programas fundamentais como o Reforço Escolar, Agrupamento Temporário, Intervenção Pedagógica, Programa Jovem de Futuro, além de se aprofundar nos Indicadores Educacionais e Avaliações Externas. Essa preparação visou equipar os profissionais com o conhecimento necessário para enfrentar os desafios de frente, com soluções baseadas em evidências e práticas de sucesso.

Oficinas de Capacitação

Nos dias 21 e 22 de fevereiro, durante o Encontro Gerencial com a Superintendência de Políticas Pedagógicas, foram realizadas oficinas de formação inicial, onde representantes das SREs tiveram a oportunidade de compartilhar aprendizados e alinhar estratégias. Esses encontros serviram como um catalisador para o entusiasmo e a coesão do grupo, reforçando a importância da união e do trabalho colaborativo na missão de recompor as aprendizagens.

A organização e repasse dessas oficinas foi feito pela a Supervisora da Divisão de Equipe Pedagógica Ana Luísa Veloso, e ocorreu em 07/03 e 12/03, representando mais um passo importante na jornada da equipe. Os encontros na SRE Sete Lagoas não apenas consolidaram o aprendizado adquirido, mas também marcaram a transição para a fase prática, onde teoria e planejamento se convergem nas ações em campo.

Desafios do Ensino Médio: Para uma Educação Transdimensional

Durante o encontro, a Analista Educacional Keyla Goulart trouxe à tona discussões importantes sobre o Currículo Referência de Minas Gerais do Ensino Médio, enfatizando os desafios enfrentados tanto por estudantes quanto por professores nesta etapa educacional. Keyla destacou a complexidade de adaptar o currículo às realidades diversas dos alunos, ressaltando a necessidade de uma abordagem que não apenas atenda aos padrões acadêmicos, mas que também considere as experiências, interesses e aspirações dos jovens. Este diálogo abriu novas perspectivas sobre a importância de uma educação que seja relevante, inclusiva e transdimensional, reforçando nosso compromisso de fazer do PRA Ano 2 um vetor de mudança positiva no panorama educacional da Regional.

Com a proximidade do início dos trabalhos de campo, previstos para o final de março e todo o mês de abril, a equipe do PRA Ano 2 está agora mais preparada para fazer a diferença na educação dos discentes. Esse período de capacitação intensiva reafirma o compromisso da equipe com a excelência e a inovação educacional, prontos para plantar as sementes de um futuro promissor para os alunos.

Colaboração e Compromisso: A Base da Transformação Educacional

A jornada do PRA Ano 2 é um testemunho do poder da dedicação, do conhecimento e da colaboração. À medida que a equipe avança para a fase de implementação, a comunidade educacional de Sete Lagoas e adjacências observa com expectativa e apoio, confiante nos frutos que esta nova etapa trará para o desenvolvimento e sucesso na aprendizagem dos nossos estudantes.

Acredito firmemente que a preparação intensiva que recebemos nos encontros formativos do PRA Ano 2 é fundamental para enfrentarmos os desafios atuais da educação. Este projeto não se limita a recuperar aprendizagens perdidas; ele se propõe a redefinir o futuro educacional das nossas crianças e  jovens, oferecendo-lhes oportunidades de crescimento, desenvolvimento e sucesso.

Por: Joaquim Reis