Os participantes puderam esclarecer suas dúvidas durante a transmissão. A live ficou gravada e pode ser assistida no YouTube, canal Estúdio Educação MG

SEE/MG - Divulgação
SEE/MG - Divulgação

 

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) promoveu, nesta terça-feira (27/2), a live “A importância do Especialista em Educação Básica nas ações de Fortalecimento das Aprendizagens”. O objetivo foi abordar a relevância do Especialista em Educação Básica (EEB) frente às ações pedagógicas e formativas da escola.

Durante a transmissão, que tratou de temas como estratégias de acompanhamento da aprendizagem dos estudantes, plano de recomposição das aprendizagens, formações, reuniões pedagógicas e avaliação diagnóstica, a secretária-adjunta de Estado de Educação, Geniana Faria, destacou que a SEE/MG tem buscado atender, com muita atenção, a questão da valorização desses profissionais.

“Quero dizer aqui para os especialistas que temos tratado com muito carinho todas as questões que envolvem a vida profissional de vocês. Isso está na minha mesa, na minha responsabilidade, de fazer esse movimento para que, no momento oportuno, possamos caminhar com esse processo”, afirmou. 

Na oportunidade, foi falado sobre o projeto piloto que vem sendo executado em algumas escolas com especialistas convocados atuando em regime de dedicação exclusiva com carga horária de 40h, além da resolução SEE/MG nº 4.968/2024, que estabelece normas para o cumprimento da carga horária destinada às atividades extraclasse pelo Professor de Educação Básica (PEB) na perspectiva das atividades dos especialistas.

Foram discutidos também três tópicos essenciais de gestão pedagógica: o Currículo de Referência de Minas Gerais e como se dá o processo de aprendizagem; as trilhas formativas com o catálogo de formações e o Portal dos Especialistas; e as ações de monitoramento da rede por meio das avaliações formativas.

O momento foi muito oportuno para que dúvidas enviadas pelo chat fossem esclarecidas pela secretária adjunta. “Estamos lidando com um sistema com mais de 3.400 escolas e às vezes, o que funciona bem em um lugar, não funciona em outro. Então, o que a gente precisa é achar um ponto médio para lidar com o sistema. Por isso, estou reafirmando que o nosso desejo é conseguir amarrar as coisas, pensar em ferramentas pedagógicas e de gestão que realmente contribuam com o trabalho para minimizar o tempo gasto com a apreensão de algumas informações, que muitas vezes precisam ser buscadas em vários lugares. Que a prática seja realmente executada”, pontuou Geniana.

A live está disponível neste link. Além de Geniana, a transmissão contou com a participação da subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra; da subsecretária de Gestão de Recursos Humanos, Gláucia Ribeiro; do subsecretário de Articulação Educacional, Gustavo Pedroso; da superintendente de Políticas Pedagógicas, Graziela Trindade; do superintendente da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, Weynner Rodrigues; do superintendente de Avaliação Educacional, Wagner Costa; e da presidente do Sindicato dos Profissionais de Especialista em Educação do Ensino Público do Estado de Minas Gerais (SINDESPE/MG), Carmen Soares e Lima. 

 

Sobre o Especialista em Educação Básica

O Especialista em Educação Básica tem papel fundamental na coordenação e articulação do processo de ensino e aprendizagem, sendo corresponsável na liderança de gestão pedagógica. Sua atribuição principal é promover a integração pedagógica para nortear o planejamento, a implementação e o desenvolvimento das ações educacionais. Conhecer o público docente e discente, a realidade local, bem como os indicadores e os dados da escola são essenciais para que este profissional possa subsidiar o grupo com percepções e análises que orientem e apoiem a implementação das ações pedagógicas.

 

Por: educacao.mg.gov.br

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino Sete Lagoas

Rua José Duarte de Paiva, nº 615

Bairro Santa Luzia - Sete Lagoas /MG

CEP: 35.700-059

Telefone: (31) 3027-0415