Projeto conquistou o 1º lugar geral na UFMG Jovem

UFMG Jovem - Divulgação
UFMG Jovem - Divulgação

 

Em um momento de celebração para a educação e pesquisa científica juvenil, um grupo de estudantes da EE Coronel Américo Teixeira Guimarães conquistou o primeiro lugar na 24ª edição da UFMG Jovem, evento que ocorreu nos dias 14 e 15 de setembro de 2023, no Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

Sob a orientação da Especialista em Educação Básica Juliana de Moura, os estudantes Ana Carolina, Caique Adrian, e Kessely Vieira apresentaram o projeto “Território e ambiente: um estudo de caso nos quilombos Beira Córrego e Retiro dos Moreiras”, um trabalho que ilumina os desafios enfrentados por comunidades tradicionais diante de desastres ambientais.

 

EE Coronel Américo Teixeira Guimarães - Divulgação
EE Coronel Américo Teixeira Guimarães - Divulgação

 

Este projeto de pesquisa, focado no estudo dos efeitos de adversidades ambientais sobre as comunidades quilombolas de Fortuna de Minas – MG, não apenas capturou a atenção do júri pela sua relevância e profundidade, mas também pela sua abordagem importante e sensível no tratamento de questões socioambientais críticas. A investigação detalhada sobre como esses desastres afetam a vida, a cultura e a sustentabilidade dessas comunidades quilombolas ressoou fortemente com os valores de sustentabilidade e resiliência ambiental.

 

EE Coronel Américo Teixeira Guimarães - Divulgação
EE Coronel Américo Teixeira Guimarães - Divulgação

 

Além do prestígio de ser reconhecido na UFMG Jovem, o projeto foi agraciado com bolsas de Iniciação Científica Júnior fornecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Este reconhecimento não apenas valida o esforço e a dedicação dos jovens pesquisadores, mas também abre portas para o aprofundamento de seus estudos com o apoio de pesquisadores renomados da UFMG e o fomento do CNPq.

A colaboração entre os estudantes e a universidade é um testemunho do poder da educação e da pesquisa colaborativa, evidenciando como o envolvimento dos jovens na ciência pode levar a descobertas significativas e mudanças positivas na sociedade. Foi uma oportunidade única de crescimento e aprendizado. Conheci novas ideias, vivi momentos inesquecíveis e me conectei com pessoas inspiradoras. Foi gratificante fazer parte desse evento e contribuir para o meu desenvolvimento pessoal”, disse o estudante Caique Adrian

O sucesso do projeto na 24ª UFMG Jovem destaca a importância de fornecer plataformas para que os jovens explorem questões científicas relevantes, incentivando uma nova geração de pesquisadores a contribuir ativamente para a solução dos desafios contemporâneos. “Foi uma ótima oportunidade que contribuiu ainda mais na minha preparação para o mercado de trabalho. A integração entre os colegas e participantes, as palestras e os workshops oferecidos certamente contribuíram para o nosso  desenvolvimento profissional e pessoal”, concluiu Ana Carolina.

O projeto “Território e ambiente” não apenas fornece um exemplo brilhante do potencial dos jovens cientistas, mas também serve como um lembrete crucial da necessidade de abordar as questões ambientais e sociais com empatia, inovação e determinação. Com o apoio contínuo de instituições de pesquisa e a comunidade científica em geral, espera-se que este estudo inspire mais investigações e iniciativas voltadas para a proteção e o desenvolvimento sustentável de comunidades tradicionais em nossos territórios. 

 

EE Coronel Américo Teixeira Guimarães - Divulgação
EE Coronel Américo Teixeira Guimarães - Divulgação

 

Ao olharmos para o futuro, o sucesso desses jovens pesquisadores reflete uma luz de esperança na jornada contínua para uma sociedade mais justa, sustentável e consciente. A conquista na 24ª UFMG Jovem é um marco significativo, mas também um ponto de partida para futuras investigações que possam levar a um entendimento mais profundo e a soluções eficazes para os desafios enfrentados por comunidades vulneráveis. Com o engajamento e a curiosidade incessante dos jovens, o horizonte da pesquisa científica na Regional Sete Lagoas se mostra cada vez mais promissor.

  

UFMG Jovem - Divulgação
UFMG Jovem - Divulgação

 

Por: Joaquim Reis
Analista Educacaional - DIVEP/DIRE 

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino Sete Lagoas

Rua José Duarte de Paiva, nº 615

Bairro Santa Luzia - Sete Lagoas /MG

CEP: 35.700-059

Telefone: (31) 3027-0415